
Campanha publicitária divulga roteiro que faz referência ao patrimônio cultural e natural 🖼️📻🎬🎵
Aperte o PLAY:
Conheça mais sobre o Sul de MG, sua cultura e as principais cidades da região, a Itaú de Minas e seus atrativos. Você sabe o que é patrimônio cultural? Por que preservar o patrimônio? Você conhece o COMPAC da sua cidade? “COMUNICA ITAÚ é uma estratégia de comunicação com a pretensão de mostrar a cidade e sua cultura como espaços de aprendizagem contínua, onde todos são educadores em suas ações cotidianas”.

Itaú de Minas está localizada no sudoeste de Minas Gerais, tem como característica as chaminés de uma antiga fábrica e bastante área verde composta por cerrado e mata atlântica: considerando praças, árvores, eucaliptos e morros em seu entorno. Faz divisa com Passos, Cássia, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso. A localização é privilegiada em relação a São Paulo e Belo Horizonte com aproximadamente 370 km de distância e em 2018 – de acordo com dados do IBGE a população estimada era 16.108 habitantes.
Minas Gerais é conhecida pela hospitalidade, comidas típicas, doces, queijos, tricôs, teares, vales, serras, estâncias hidrominerais, parques e lagos. O Sul de Minas é a região que mais recebe turistas no estado, desde as suas terras altas na Serra da Mantiqueira e Circuito das Águas até a região do Lago de Furnas. E mais: Serra da Canastra, Cidades Históricas, Estrada Real, Entorno de BH e Grutas Mineiras. As principais cidades da região por ordem de maior população – de acordo com o senso de 2020 e em mil são: Poços de Caldas (169.000), Pouso Alegre (152), Varginha (135), Passos (115), Itajubá (100), Três Corações (80), Alfenas (79), São Sebastião do Paraíso (70), Três Pontas (54) e Guaxupé (51).
Com intuito de criar um circuito turístico dentro da cidade por meio do COMPAC – Conselho Municipal Patrimônio Cultural de Itaú de Minas estas informações são apresentadas de acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 216, “constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial tombados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
Para que esse conjunto continue fazendo parte da vida das pessoas, inclusive adquirindo novos usos e significados. Um exemplo ilustrativo, na cidade de São Paulo, é a Estação da Luz: tombada pelo CONDEPHAT, um conselho formado por diversas entidades, continua exercendo a função original de entroncamento ferroviário, mas também abriga o Museu da Língua Portuguesa e uma estação de Metrô.

Atualmente o patrimônio cultural tombado em Itaú é constituído pela Praça do Congo (capela e estátua) e os vagões da Estação Cultura. A próxima atividade é iniciar o processo de tombamento com demais membros do conselho dos lugares apresentados e iniciar a mobilização para revitalização de um tradicional ponto de carroça, potencializar as atividades em prol de lar para idosos, tornar mais atrativa a margem da linha férrea, que poderá abrigar uma galeria a céu aberto.
Todas as atividades ocorrem por meio do financiamento colaborativo, que é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, neste caso pessoas jurídicas interessadas na iniciativa.
O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, projetos comunitários e ações sociais. O plano de comunicação integrada conta com o postal publicitário, uma mídia alternativa impressa para valorizar patrimônio cultural e natural, rádio, jornal e internet.
🗺️ Confira o roteiro turístico e descubra como a Itaú ainda tem muito o que mostrar!
🏛️ Patrimônio Histórico
O objetivo foi apresentar 8 pontos da cidade: Terminal Rodoviário, Praça do Pátio, Estação Cultura, Estádio Belarmino, Capela Nossa Senhora Aparecida, Ginásio Poliesportivo, Escola Jorge Oliva e Hospital Itaú. É um passeio através do roteiro criado, que revela a identidade da cidade com o propósito de documentar os lugares públicos ou privados, personalidades e histórias das ruas. Esta campanha existe há 7 anos, teve a participação de mais de 70 empresas e mapeou 20 locais. A campanha também ocupou estes espaços e arredores com intervenções artísticas e oficinas culturais.
#2 Introdução à Comunica Itaú 📻

Itaú de Minas e Manos reinicia projeto de preservação patrimonial e cultural
#3 Rodoviária 🚌

Portal de Entrada
#4 Praça do Pátio 🌴

Uma graça de praça!
#5 Estação 🚂

Nos trilhos da Estação
Assista CECOI:
#6 Estádio 🏟️

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? Um por todos e todos por um.”
#7 Capela 💒

“Sob esse Manto Azul do Céu, guardai-nos Mãe sempre no Amor de Deus”
#9 Poliesportivo 🏆

Fazer história pelo fato de existir!
#10 Distrito Industrial 🏭

É com dedicação que construímos nossas histórias!
Assista Distrito Industrial:
#11 Hospital Itaú 🏥

Eco da Vida*!!
#12 Escola 🎬

A Evolução do Cinema
🌳 Paisagens Naturais
Em 2023 a campanha publicitária mostrou mais 8 paisagens naturais dentro de um raio de aproximadamente 4 km do centro da cidade. Esta etapa iniciou-se em 21 de julho de 2016 e apresentará o Morro do Fiorindo, seguido pela Ponte de Ferro sobre o Rio São João, a Gruta sob o Morro do Angico, Pedreira, e para encerrar o trajeto o Morro Branco e a Cachoeirinha na região do Córrego do Ferro. É uma campanha que busca a preservação do patrimônio natural local e consiste na conscientização ambiental do entorno da cidade, que é composto por cerrado e mata atlântica: considerando flores nativas, árvores, montanhas e morros.
#14 MORRO DO FIORINDO ⛰️

A melhor vista vem depois de escalar o morro mais alto
#15 PONTE DE FERRO 🌉

Nos trilhos da Natureza
#17 MORRO DO ANGICO 🌄

A diversidade de animais silvestres
#18 GRUTA 🐆

Devido à fortes chuvas a Gruta cedeu
#20 RIO SÃO JOÃO 🏞️

Águas turvas que contam história..
#21 PEDREIRA ⛰️

Nas profudezas da origem: a história submersa..
#23 MORRO BRANCO 🐂

Lazer, Esporte e Natureza
#24 CACHOEIRINHA 💦

Córrego do Ferro: uma cachoeira que é patrimônio histórico e natural de Itaú de Minas
Boletimm IMM, iniciativa do site Itaú de Minas e Manos e Rádio Boa Nova, encerra 2ª temporada com destaque para Comunica Itaú, Minuto do Rock e Agenda IMM. Com saldo positivo e forte engajamento a partir do nº 14, ampliou seu olhar para consolidar sua função de comunicação comunitária, aproximando moradores, registrando histórias e dando visibilidade a iniciativas locais. Todo o conteúdo segue disponível em itaudeminasemanos.com de forma aberta e gratuita.