Itaú? Uai, Itaú é Itaú “memo”, uai.🎦
▶️ Você é de Itaú, está nas redes sociais e não conhece o Itaumemo?? Isso não é possível!! Ou pior, você está deixando de ver a história viva de nossa cidade.
⏯️ O Projeto ItauMemo foi criado em em julho de 2020, quando o mundo todo encontrava-se em isolamento devido à pandemia do covid. A ideia já estava na cabeça do Ronaldo Amorim há algum tempo e também nas conversas de um grupo de amigos que ajudou a estruturar a coisa.
⏸️ A ideia inicial era promover entrevistas com o pessoal mais antigo na cidade para documentar nossa história, mas veio a pandemia e a dificuldade de se encontrar com as pessoas, principalmente as mais velhas.

Veio também o stress causado pelo isolamento social, as pessoas sem poder sair de casa, com muito tempo ocioso e poucas opções para desfrutar em casa. Nesse ponto, o ItauMemo mirou em outra direção e passou a digitalizar as antigas fitas VHS de videocassete envolvendo a cidade e seus habitantes.
Após digitalização, os audiovisuais são editados para otimização da qualidade de sons e imagens e são ainda divididos em capítulos menores para serem compartilhados nas redes sociais com grande circulação.
O Projeto ItauMemo se especializou na preservação da memória audiovisual da cidade de Itaú de Minas e sua gente. A população recebeu com entusiasmo esse trabalho e começou a participar cedendo as gravações que tinha em casa.
Foram casamentos, aniversários, formaturas, etc onde a gente começou a encontrar nossos amigos, parentes e conhecidos e nossas lembranças de 20 ou 30 anos atrás.
São muito comuns depoimentos emocionados despertados pela visão de parentes e amigos queridos que não estão mais entre nós e que, de repente, surgem descontraídos nas telas do ItauMemo.

O ItauMemo mostra a história com o pé na modernidade e na tecnologia. Mantém ativos canal no youtube, página no Facebook e publicações no Instagram. Em todas essas redes, é grande a interação com o público.
O canal do ItauMemo no youtube conta em novembro de 2023 com mais de 1.100 seguidores inscritos e mais de 500 vídeos, vários deles com mais de 2.000 visualizações.
Nesse período, alguns vídeos mostraram-se campeões de audiência. Os links de alguns deles seguem abaixo para quem quiser ver:
Gravação original gentilmente cedida por Jesse James Pereira.
Filmagens Paulo Rubens Janini e Marcos César de Souza. Transportadora TAF (atual Rodoshopping)e seus funcionários. Saída da Chapeira e Apresentação de Alunos
Gravação original gentilmente cedida por Érika Teixeira Pelúcio Paschoal
Primeiro Curta – Trecho do discurso do vice Prefeito Sebastião Calixto
No período atual, as gravações que estão fazendo muito sucesso são as cedidas por Gilberto Santos, principalmente aquelas dos acampamentos que o pessoal de Itaú fazia nos carnavais em Três Fontes

E para 2024, a expectativa é grande para o ItauMemo. Apresentei um projeto bem legal no âmbito da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura para digitalizar importantes acervos completos de fitas de vídeo para a preservação dessas histórias.
Se a gente não fizer a digitalização, o risco de perder é muito grande, pois quase ninguém mas tem aparelhos de videocassete.
Felizmente, encontrei pessoas sensibilizadas com essa necessidade, como a vereadora e presidente da Câmara, Maria Elena que disponibilizou as antigas gravações de vídeo da Câmara. Pessoas como Wallace Alves, que está disponibilizando o acervo de seu pai, o ex prefeito Clesinho.
Ainda Dona Icleia Paiva e Nélson Marcondes que concordaram em ceder as filmagens das Obras Sociais, englobando eventos da Escola Dom Inácio e do CHAME.
Outra colaboração importante são as fitas gravadas por Tadeu Barbosa com importantes registros de eventos da igreja católica e outros. As gravações do Tadeu foram obtidas através de contatos com seus filhos Thiago Halley e Paulo Eduardo.
Ou seja, 2024 promete muito trabalho mas também muita realização. Valorizando os itauenses e nossa história. E contando com parcerias que vão aumentando a cada dia.

Você admira o ItauMemo e quer ajudar? Tem muita coisa que pode ser feita. Inscreva-se em nossos canais, curta, comente e compartilhe nossos vídeos. Ajude a identificar as pessoas que aparecem nas filmagens.
E se você tem em casa fitas de vídeo cujo assuntos são Itaú e itauenses, entre em contato coma gente que a gente digitaliza sem nenhum custo e compartilha nas redes sociais para alegria da galera.
Vale a pena Boralá?