Clique no play e ouça o podcast:
Antiga fábrica de cimento desativada forma o Conjunto Arquitetônico do Centro Comercial e Industrial 🏭🚂🏬🧱
A Cia Cimento Portland Itaú – CCPI – tem sua importância cultural para a cidade pois retrata uma parte da história do cimento. Tudo tem origem ainda na primeira metade do século XIX, quando se estabilizavam os arraiais dos “Sertões do Jacuí”, e se configuravam com nitidez os caminhos que os ligavam.
A cidade sedia a fábrica de cimentos Itaú, a maior cimenteira do país, que hoje faz parte do grupo Votorantim. Por volta de 1936, os fundadores das primeiras Usinas Hidroelétricas frequentavam a região e, ao verem o trabalho dos caleiros e a enorme quantidade de pedras, resolveram levar algumas amostras para que fossem estudadas na Dinamarca.
Com os resultados, comprovaram que as pedras eram de excelente qualidade para a produção de cal e cimento. Em 10 de março de 1937, no escritório da Sociedade Barros, Oliva e Cia., no centro de São Paulo, foi realizada a Assembleia de Constituição da Cia. de Cimento Portland Itaú.
A empresa nasceu com o capital de 7 mil contos de réis, dividido em 35 mil ações nominativas, com valor unitário de 200 mil réis. Algum tempo depois, a 450 km de distância, na acanhada Estação Itaú, sudoeste de Minas Gerais, seria construída a primeira fábrica de cimento da empresa e do Estado, sendo a quinta do país.
Com a soma do idealismo e do arrojo de seus fundadores, da generosidade da terra Itauense e do trabalho dedicado por gerações, a paisagem rural e familiar foi se modificando, abrindo espaço para mais investimentos e acelerando o ritmo de construções.
Fonte: Prefeitura Municipal (Texto adaptado do IPatrimonio)
Faça um passeio com o I.M.M.com iniciando na rua Dr. José Balbino rua onde situa-se a entrada do CECOI passando pela Serralheria da Prefeitura, Praça do Clinker, Marfe Luvas, Be Stronger e as empresas que encontrará no IMM Dicas.
Veja fotos das chaminés e silos da antiga fábrica, os barracões no fundo, o encontro da rua 1 com a 6, saída na Rua Jorge Dias de Oliva. No lado externo na Rua Dr. José Balbino: Rotary e Ambulatório, na Avenida Engenheiro Manoel Batista, vista da Rua Cândido Junqueira e finalizando na linha férrea na Estação. Clique para ampliar:





















A geração deste conteúdo é um oferecimento do IMM Dicas com o patrocínio de empresas do CECOI e adjacências: Ligia Arantes Fotografia, Espaço Creare, Casa da Ração, Halas Motos, Lava Car’s Rodrigues, NTW Contabilidade e Gestão de Empresas, Embalaforte, Art Pedras Marmoraria, Madeireira Nossa Senhora de Fátima e Ferro Velho Sucatão. Confira os links do Instagram das respectivas empresas na legenda das fotos:










A geração deste conteúdo é um oferecimento do IMM Dicas com o patrocínio de Ligia Arantes Fotografia, Art Pedras Marmoraria, Madeireira Nossa Senhora de Fátima, Ferro Velho Sucatão, Embalaforte, NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, Halas Motos, Lava Car’s Rodrigues, Casa da Ração e Espaço Creare.