Na última segunda feira, 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela ONU em 1972 e a comemoração é muito importante pra gente memorar juntos (co memorar significa isso), pra gente lembrar juntos que é importante preservar a natureza que temos ao nosso redor e recuperar o que perdemos.

A data é importante para jovens e adultos, mas é sobretudo nas crianças onde repousam nossas esperanças de um cuidado maior com a natureza. Por isso, nós do Coletivo Muda Itaú, ficamos muito contentes com o convite da querida amiga Simone Silva para uma atividade na Creche do Sagrada Família, o Cemei Sônia Salete Arantes Cintra na Semana do meio Ambiente.

Na semana anterior, eu e o Frederico Malaguti fomos na Creche para avaliar o que plantar. O área que avaliamos como mais adequada foi a do parquinho e levamos em consideração o espaço existente, e tentamos colocar espécies de crescimento moderado para dar um pouco de sombra mas permitir também a ocorrência de sol. Também levamos em conta a possibilidade de atrair a fauna, em especial pássaros.

E é claro que tivemos que nos conformar com nossa disponibilidade de mudas, porque o Coletivo Muda Itaú não tem um apoio de nenhum órgão oficial para a obtenção de mudas. Felizmente temos alguns colaboradores que que formam mudas e a gente também faz esse trabalho. Assim, escolhemos plantar amora, acerola, pitanga, cabeludinha, frutos-do-sabiá e goiaba, todas essas são espécies nativas e adequadas para o local.

Assim, na terça feira, lá fui eu com as ferramentas, mudas e disposição para um bate papo com as crianças e para plantar as futuras árvores. E foi muito legal. A Simone junto com outras monitoras trouxe as crianças que ouviram atentamente, perguntaram e se interessaram, muito mais até do que os adultos. Foi possível falar da importância das árvores, dos benefícios que trazem e de como é necessário cuidar da fauna e da flora aqui pertinho da gente.




Na hora do plantio, as crianças queriam por a mão na terra e participar de verdade da atividade. É por esses motivos que acredito que nosso mundo vai ser melhor ainda no futuro. As crianças estão abertas a aprender e temos educadores empenhados em educar para essa cidadania, para a responsabilidade que todos temos de cuidar de nossa terra.




Essas crianças já se iniciaram nesse processo. Com o plantio das árvores avançaram mais um pouco e tenho certeza que ainda vão muito além. Para elas, é natural preservar, cuidar, não poluir, reciclar, separar o lixo. Nós adultos é que nos esquecemos disso e por isso há tanto corte de árvores, tanto desmatamento, tanta desumanidade com a natureza.
Felizmente, enquanto houver crianças, haverá esperança!

