Terno de Moçambique de Itaú visita Ibiraci nesse 13 de Maio 🥁
Por Ronaldo Amorim
Dia 13 de maio eu e um grupo de animados participantes do Terno de Moçambique de São Benedito de Itaú participamos de uma integração com o Terno de Moçambique Manhoso de Ibiraci.




Lá tem uma comunidade negra que preserva muito suas tradições. Esse grupo é remanescente de uma das primeiras povoações da região, ainda nos anos de 1800.
Sobrevive hoje lá o Reinado da Comunidade Negra, registrado como Bem Imaterial do Patrimônio Cultural de Ibiraci em 2010.
Esse Reinado é composto pelas figuras do Rei Congo e da Rainha Conga. Em seguida vem o Rei Perpétuo e a Rainha Perpétua e complementa-se com o Capitão do Moçambique. Ressalta-se que essa estrutura respeita o princípio da hereditariedade, estabelecendo uma ligação com populações escravizadas na região.
Tínhamos vontade em conhecer essas tradições, que sempre eram contadas pelo Antônio Alves do Carmo, o Capitão Tonho, componente mais antigo do nosso Terno e detentor de um conhecimento muito grande dessa tradição popular.

É interessante que em cada cidade os Ternos de Moçambique apresentam características próprias, instrumentos próprios, ritmos (que a gente chama de toada) específicos em cada cidade. As letras e roupas também são diferentes, mas tem diversas características que perpassam os ternos em todos lugares. São histórias de fé, arquétipos, símbolos e representações. É o caso, por exemplo do uso de saias por todos no Moçambique, inclusive os homens, que tem diversas explicações. Acontece também com o uso de guizos ou chocalhos, que a gente chama de gungas, nos tornozelos. Isso é um resquício do tempo em que os senhores de escravos prendiam esses chocalhos nos pés dos escravizados para dificultar fugas. Hoje é mantido nos ternos como uma homenagem ao negro que não se dobrava à escravidão e lutava contra ela.

Nossa chegada foi na PROBRIG, Protetores da Bacia do Rio Grande, onde fomos recebidos pelo José Limonti Junior, com quem batemos um longo papo. Foi uma troca de experiências muito importante.

Na sequência assistimos a missa na matriz com a presença do Terno de Moçambique que, ao final, partiu em cortejo escoltando os componentes do Reinado e levando as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para a capela de Nossa Senhora do Rosário, que foi construída em 1852. La foram levantadas as bandeiras para a realização da Festa a partir do dia 18 de junho.










Estamos realizando entendimentos para trazer o Terno de Moçambique Manhoso para participar da Festa da Congada de Itaú no final do ano.
E assim, vamos aprendendo e colaborando para a preservação dessa tradição de nossa região. Nesse link , você pode ver um pouco da apresentação do Manhoso e no final, alguns links com fotos do Moçambique de Itaú e de envolvidos nessa matéria.
Gostou do assunto? Quer participar e ajudar nossa cultura? Entre em contato e participe. Juntos a gente pode mais.

https://www.instagram.com/epifaniademaria/
https://www.behance.net/gallery/92935855/mocambique-2019
Mais Moçambique Manhoso de Ibiraci
https://www.youtube.com/watch?v=4FFNnLIqxxI
https://www.youtube.com/watch?v=g8bYuYiVunY
Moçambique de Itaú
https://youtu.be/MNHPjOFtORc
https://youtu.be/TOsvem1-Uuc
https://youtu.be/5psESzjVJO4
https://youtu.be/Xo_cAjGuv1E
https://probrig.com.br/
https://www.facebook.com/jose.limontijunior