ASSOCIAÇÃO LUZ DO SERVIR

Mulher é quem gera a vida e com sua força, delicadeza e sabedoria ajuda a transformá-la em algo encantador! Cada novo dia é uma dádiva preciosa e é seu o privilégio vivê-lo com gratidão!

A Associação Luz do Servir foi fundada no dia 24 de agosto de 2011, composta por mulheres voluntárias de Itaú de Minas, partem do princípio da boa relação entre às pessoas e amor ao próximo. A associação nasceu apoiada na Loja Maçônica União e Fraternidade Itauense, onde as esposas dos membros da entidade se reuniam semanalmente (Fraternidade Feminina), planejando ações de caridade.

Fraternidade Feminina Itauense – no dia 17 de março de 2017 aconteceu na loja maçônica uma  cerimônia para elas que exercem seu papel na comunidade como mulheres, profissionais, mães e amigas.

A Associação vem desenvolvendo nos últimos anos ações de cunho social de maneira contínua, permanente e planejada. Foi declarada de utilidade pública municipal pela Lei n° 843, de 22 de fevereiro de 2012 e de utilidade pública estadual pela Lei n°21.469, de 19 de agosto de 2014, está inscrita com certificação no Conselho Municipal de Assistência Social de Itaú de Minas sob o número 11.

O trabalho vem amparar os necessitados em diversos projetos já lançados, desde o “Livro de Receitas” cuja renda foi para HRC de Passos, atuação para arrecadação de fundos destinados a pessoas de nossa comunidade, que necessitavam de cirurgia ou tratamentos de alto custo que não tem a cobertura do sistema de saúde, o Projeto “Luz para a Cidadania” com o objetivo principal de levar aos jovens a vivência da solidariedade e cidadania por meio da participação social.

O Projeto Corte Solidário, em parceria com o Hospital Regional do Câncer de Passos, fornece perucas às mulheres em tratamento fazendo surgir em meio a todo o transtorno desse momento difícil um sorriso, a alegria incontida de ver reestabelecida sua feição, levando com carinho beleza e dignidade. O projeto atende 100% da necessidade do Hospital, tendo como sonho, estruturar este belo projeto para expandi-lo também para o Hospital de Barretos.

Breve Histórico:

A Fraternidade Feminina é uma instituição paramaçônica fundada no ano de 2005 e teve como primeira presidente a Fraterna Maria Flávia Rodrigues Garcia de Oliveira, tem por objetivo congregar pessoas físicas com o propósito de promover proteção à família, desenvolver e executar programas, projetos, serviços e benefícios assistenciais e de desenvolvimento comunitário. Por esse motivo, a Fraternidade Feminina parte do princípio da boa relação entre as pessoas, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprio dos irmãos de sangue.

Confira as fotos da cerimônia realizada no dia 17 de março de 2017 na Loja Maçônica de Itaú de Minas-MG:

Homenageada: Edna Lopes Vieira

Sempre de bom humor, com grande motivação para o dia a dia,  vibrante e comprometida com sua família e  trabalho.  Tem um sentimento de dedicação absoluta, sem qualquer outro interesse, que não seja fazer o bem, se ingressou no trabalho voluntário e há 4 anos através da presidente, Rose Janini, fez parceria no projeto Corte Solidário  com as Fraternas de Itaú de Minas. No Hospital de Câncer de Passos, o projeto Corte Solidário atende 100% das mulheres que necessitam das perucas, de amor e autoestima para enfrentarem essa doença. Agradecemos Edna o seu carinho, repeito e confiança na Fraternidade Feminina, é realmente uma parceria de sucesso. Exemplo de mulher, forte, batalhadora, sonhadora que ensinou a seus filhos a dar valor à vida, ao trabalho, e principalmente a comunidade de Itaú de Minas que a recebeu de braços abertos.

Corte Solidário  – na cerimônia também foi homenageada a cabeleireira Edna Lopes Vieira pela sua participação no projeto de produção e doação de perucas.

Nasceu no dia 10 de maio de 1967, no município de Januária, MG, veio de uma família muito simples  e começou a trabalhar bem cedo. Casou-se muito nova, no dia 22 de setembro de 1984,com Expedito Vieira Lima. Em 26 de agosto de 1989, nasceu, Glícia, a primeira filha do casal e logo depois no dia 30 de julho 1990 nasceram Marcio e Marcos, gêmeos idênticos e foi uma surpresa, pois não sabiam que eram dois.   Depois do marido,dos filhos, veio a nora Bruna e o netinho, Yuri Ferreira Neto, seu xodó, para completar a família.

Muitas dificuldades passavam em Januária e vieram para Itaú de Minas tentar uma vida diferente,pois tinha ouvido falar bem da cidade, de povo hospitaleiro e  empregos.  Quando chegaram não tinham para onde ir. Toda a comunidade se uniu para ajudar. Começaram a procurar emprego. Os dias se passaram e sentada numa calçada sem saber o que fazer, passou a Sra. Mariângela perguntando se sabia de uma pessoa para trabalhar. Edna ficou feliz e dali para frente tudo começou a melhorar. Mariângela é sua amiga até hoje, acreditou confiou e sempre incentivou Edna. Edna sabia escovar seus cabelos de uma forma que todos gostavam, então atendia clientes nas casas após o trabalho. Trabalhou na Funcional dois anos.  Foram economizando até comprar um terreno onde construiu sua  casa . Com o tempo foi fazendo cursos se aperfeiçoando como cabeleireira, atendendo as clientes  e com o mega hair  ficou famosa. Foi uma das primeiras a fazer esse tipo de trabalho e não parou de se aperfeiçoar.

Corte Solidário

A 1ª cobertura fotográfica em parceria com as Fraternas foi a publicação Bom Dia Cidade e Expresso Alegria animam mobilização da campanha Corte Solidário. Veja mais fotos da mobilização que aconteceu em maio de 2015 aqui no site Itaú de “Minas e Manos“. Principais eventos que tiveram nossa participação: Noite do Macarrão, Somente Elas, Caipi Country Fest. NOTA ENVIADA VIA E-MAIL: “A Loja Maçônica e Fraternidade Feminina, agradecem todo o seu profissionalismo e dedicação nesses dois anos de parceria, sempre apoiando e respeitando  o nosso trabalho.”

Para receber essas e outras informações no seu feed de notícias e ficar por dentro do que acontece na cidade e região acesse www.facebook.com/itaudeminasemanos e clique em CURTIR! Deixe nos comentários sua opinião desta matéria sobre a associação e envie suas sugestões para o site!

Promovido pela Associação Luz do Servir em parceria com o Salão da Edna: “Vale a pena ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto de quem não tem tantos motivos pra sorrir, é muito gratificante!”, diz a Fraterna Rose Janini, idealizadora do projeto que sonha em expandir até a outros hospitais que tratam do câncer. A Associação Luz do Servir agradece à todas as doadoras de cabelos que encontraram em si mesma o amor maior ao próximo, se dedicando a fazer o bem.

Deixe um comentário