Um sonho, um desafio, uma conquista, uma realização! 📚📓💭📝
Conheça a história da Escola Municipal Itaú de Minas e acompanhe as principais atividades que aconteceram na escola na última etapa deste ano de 2016. Pioneira no desenvolvimento do projeto “Jornalismo na Escola” em parceria com o site Itaú de Minas e Manos fique sabendo das atividades realizadas nas oficinas, conheça os convidados e temas discutidos. Veja também informações do PROERD, Projeto Cidadania e a II Feira Cultural e Sarau da EMIM.
Escola Municipal Itaú de Minas
Neste ano a Associação Comercial e Empresarial de Itaú de Minas concedeu a EMIM o título de Melhor Escola Pública de 2016 eleita por opinião pública da cidade. Leia mais informações sobre a fundação da escola, as diretoras e fotos, acompanhe:

No dia 30 de dezembro de 1960 foi publicado no Órgão Oficial a criação da Escola Municipal Itaú de Minas pelo decreto nº 6.085 de 29/12/1960. Foi uma grande festa e ninguém podia imaginar quantas mudanças ocorreria para educação em nossa cidade. A escola foi construída em um terreno doado pela Cia Cimento Portland Itaú e no dia 30 de janeiro de 1961 às 16h reuniram em uma das salas do Grupo Escolar “Clovis Salgado”, para a inauguração deste estabelecimento. Estavam presentes as seguintes autoridades: Prefeito Municipal de Pratápolis (município que governava Itaú de Minas) Sr. Martinho da Silva Lemos, o Pároco de Itaú Monsenhor Ernesto Cavichiolli, o Gerente da Cia de Cimento Dr. José Mário Tavares de Oliva, a Inspetora Regional Sr. Ibrantina Amaral e demais autoridades locais. Neste mesmo dia foi entregue pelo Secretário de Educação Dr. Ciro Maciel a direção da escola à Professora Claudemira Carvalhaes Bugelli, sua posse foi oficializada pelo Juíz de Paz Sr. Geraldo Ferreira, sendo ela a primeira diretora e ficando no cargo até maio de 1971. As primeiras lições foram ensinadas pelas professoras: Martha Pimenta do Nascimento, Célia Patrício, Heider Novelli, Maria Lúcia Pádua, Edna Depintor, Maria Aparecida Paulino da Costa, Celina Batista Coimbra, Maria Selma Coimbra e Rachel Taliberti. Depois dessas, várias professoras passaram pela escola e colaboraram muito para chegarem até aqui. A elas nossos sinceros agradecimentos. No dia 1º de junho de 1971, assumiu o cargo como 2ª diretora a Professora Glória Barros Brito, que era Vice-Diretora de Dona Claudemira, ficando no cargo até 1973 quando se aposentou e assumiu o cargo 3ª diretora Icléia Maria de Souza Paiva que na ocasião era Vice-Diretora de Dona Glória Barros. Em 1974 a Diretora Icléia precisou se ausentar por algum tempo e assumiu o cargo sua Vice Rachel Taliberti e em 1975 retorna ao cargo de Diretora a Professora Icléia permanecendo neste até 1987. Já em 1988, mais uma nova página da história foi escrita pela Diretora Maria do Carmo Queiroz Puglia e colocou o último ponto final e sua jornada de trabalho nesta escola em 1993. Mais novo capítulo começou a ser escrito pela Diretora Meire Lúcia de Pádua em novembro de 1993, e ficou neste cargo até março de 1994, quando assumiu a Professora Neuza Maria de Lima Sato, permanecendo até o mês de junho de 2003. Em julho de 2003 a E. M. Itaú de Minas tem sua atual direção a Professora Sandra Aparecida Farchi. O nome “Clóvis Salgado” foi uma homenagemao Ministro do Estado.

E mais tarde a escola recebe o nome de Escola Estadual Itaú de Minas, por causa do nome da cidade. Com a municipalização do ensino de 1ª a 4ª série em 1994 passa a ser chamada de Escola Municipal Itaú de Minas – EMIM. Esta ministrou Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e nos anos de 1985 à 1994 funcionava também o Pré-Escolar. Atualmente a escola atende alunos da rede pública municipal do 1º ao 5º ano. Veja mais fotos da escola:
JORNALISMO NA ESCOLA
Com objetivo de desenvolver atividades que estimulem a produção de mídia, como uma página de jornal foram realizadas 8 oficinas de comunicação social no período de 13 de setembro ao dia 1º de dezembro de 2016. Os objetivos específicos foram: apresentar os conceitos de comunicação e da produção de mídia como fortalecedores de identidade, instrumentos políticos, de mobilização e educativos, apresentar e discutir conceitos-chave de um jornalismo de qualidade, experimentar conjuntamente os diferentes tipos de mídia, ampliar o universo de relacionamento dos estudantes levantando questões sociais, culturais e ambientais, desenvolver qualidade de informação, com base no aprimoramento da expressão verbal (texto) e nao verbal (imagem) e estimular sua participação como cidadão no site Itaú de “Minas e Manos”, este veículo de comunicação comunitária de constante atualização. As oficinas foram dividas em: I) Introdução à Comunicação: apresentação de conceitos, termos técnicos, modelo comunicacional e dúvidas frequentes. II) Produção de Textos Jornalísticos: construção de idéias, apresentação das técnicas criativas para uma produção jornalística eficiente e orientação das equipes. III) Conexão: debate e aprimoramento do conhecimento sobre cinema, poesia e basquete com participação dos jovens protagonistas Milla Cintra, Amabile Passos e Américo Bueno. Confira a fotorreportagem das oficinas e como foi desenvolvimento das atividades na EMIM:
Oficina 1 (13/9): apresentação dos temas Diversidade, Superação, Comunicação Social, site Itaú de Minas e Manos e a campanha publicitária Comunica Itaú seguida por entrevista com Milla Cintra, intérprete da personagem Joaquina no Filme Córrego do Ferro, que contou como foi a sua atuação no longa. Assista ao trailer do filme e saiba mais sobre o filme.
Oficina 3 (18/10): As diferentes mídias. Tipos de textos e linguagens. Elementos de um blog. Atividades realizadas com o apoio de Milla: Criando um Brainstorm, Analisando um jornal e Palavra Puxa-Palavra. Dinâmica: Fragmentação em que os alunos se organizaram por mês de nascimento, sala, idade, bairro.
Oficina 4 (25/10): O que é um de Plano de Comunicação, Dados Estatísticos e Parcerias Estratégicas, de Conteúdo e Financiadores. Redes sociais: Instagran, Facebook, Youtube. Apresentação de Modelo de Processo Criativo. Atividade – criar estratégias para atingir 1000 curtidas na página Itaú de Minas e Manos.
Oficina 5 (1/9): Processo Criativo: Redação Jornalística I. Atividade: selecionando temas e tópicos. Fotos dos Alunos com a Professora Jusilene Santos:
Oficina 6 (22/9): Processo Criativo: Redação Jornalística II. Atividade: Como elaborar uma publicação. Fotos dos alunos com Professora Mária Vitória:
Oficina 7 (29/9): Atividade em Campo. Cobertura Fotográfica da II Feira Cultural e Sarau da E.M. Itaú de Minas. Acompanhe as fotos da Diretora Sandra e Professoras no momento cívico e preparação dos alunos para apresentação, veja mais fotos da feira no último tópico desta publicação.
Oficina 8 (1/12): criação de um quadro colaborativo com desenhos feitos pelos alunos na sala, e mais uma conexão escolar com o aluno Américo da E.E. Ary Pimenta Bugelli ao realizar um bate-papo e demonstração sobre basquete. Atividade: Batata-quente. Fechamento sobre Diagramação.
Sobre o projeto a Professora Maria Vitória comentou: “O projeto está maravilhoso. Hoje mais um encontro de Erick Paiva com os alunos do 5º ano da EMIM (professoras: Maria Vitória e Jusilene Santos). Cada encontro é um sucesso, é um momento fascinante, onde todos aprendem algo novo. Já vimos, sobre blog, sites, jornalismo… E hoje foi sobre jornal impresso. Os alunos ficaram super interessados com a possibilidade de redigirem um jornal, que é a próxima etapa do projeto. Estão vendo patrocinadores, tipos de notícias, classificados, formato e assim por diante. Já podemos ver o quanto essas oficinas têm somado, têm feito a diferença. Pois alunos que não gostavam de leitura, de produção de textos,hoje durante as oficinas fazem com gosto. Opinam, discutem, argumentam, respeitam a opinião dos outros… Estamos felizes com os resultados. E Em breve quem sabe, você não terá a alegria de receber em sua casa um exemplar feito por seu filho, sobrinho, amigo….. Aguardem!!!!” A Professora finalizou: “Momentos preciosos e inesquecíveis!!!!!” Para finalizar, o site Itaú de MINAS e MANOS acredita que inovação é buscar ferramentas para democratizar, unir, compartilhar e debater assuntos na Internet ou fora dela.
PROERD
O Décimo Segundo Batalhão da Polícia Militar de Passos (MG) através da Companhia da PM de Cássia retomou nesse ano o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas em duas Escolas Municipais de Itaú de Minas: Itaú de Minas e Monsenhor Ernesto Cavicchioli. A formatura, de aproximadamente 80 alunos, do 5º ano aconteceu no Anfiteatro da Escola Municipal Jorge Oliva, na noite de quinta-feira (24). A Banda da 12º Batalhão da Polícia Militar fez sua tradicional apresentação no evento, que contou com as presenças de autoridades: o prefeito municipal, Norival Lima; representantes do Batalhão da PM de Passos; a Secretária Municipal de Educação, Maria Flávia Rodrigues Garcia de Oliveira; os diretores, Zacarias Gilberto Souza Arantes e Sandra Aparecida Santana Farchi; as supervisoras, Gleida Calixto e Maria Tereza de Souza, professores e alunos. Durante a solenidade, os alunos com muito entusiasmo, fizeram um juramento para ficar longe das drogas. O objetivo do PROERD é conscientizar os alunos quanto aos riscos do envolvimento dos jovens com o mundo dos entorpecentes e da violência. E ainda aproximar a Polícia Militar da comunidade, além de estreitar a relação da escola com a família. O Cabo Jean Carlos, da Polícia Militar de Cássia, ministrou aulas de formação aos quartos e quintos anos das duas escolas. Durante as aulas, foram debatidos problemas cotidianos da sociedade e do dia-a-dia da PM como: tráfico de drogas, violência, jovens que vivem em situação de risco e os danos que os entorpecentes causam ao organismo. De acordo com a professora do 5º ano 2 da E.M. Itaú de Minas, Jusilene Aparecida dos Santos, o Proerd amplia os horizontes dos alunos, no que diz respeito aos efeitos das drogas no organismo. “O Programa tirou as dúvidas dos alunos e embora tenham uma boa estrutura familiar, este é um ótimo tema a ser tratado nos dias de hoje. O momento é apropriado já que essa é uma idade de descobertas”, disse a professora. A aluna do 5º ano, Ana Júlia Amorim Alves, de 10 anos, aprendeu que as escolhas de agora vão ter reflexos no futuro. “Eu aprendi que um simples ato pode representar sérias conseqüências como: bulling, violência e as drogas lícitas e ilícitas, o que pode levar ao suicídio”, destacou a aluna. As aulas do Proerd abordaram temas trabalhados em sala de aula. Para a professora, do 5º ano 1, Maria Vitória de Oliveira Acésio da E.M. Itaú de Minas, o programa abordou assuntos interessantes e atuais, despertando o interesse de todos. “O professor Jean Carlos ministrou as aulas de maneira prazerosa, onde todos os alunos gostaram de participar. Enfim, o Programa veio para somar e apoiar os professores na luta da conscientização dos perigos das drogas”, analisou a professora.
O aluno do 5º ano, Ezequiel Oliveira Santos, se surpreendeu com as conseqüências das drogas no organismo. “Eu não sabia os males que as drogas causavam no organismo. E a partir do PROERD, descobri que as drogas é um meio de levar o jovem ao mundo do crime”, disse o aluno. A diretora, Sandra Farchi, enfatizou a importância da retomada do Proerd nas escolas do município. “Resgatar o Proerd para as escolas foi um momento muito importante. Há alguns anos, o Programa já havia sido realizado em Itaú de Minas, sendo ministrado pela Sargento Eliane e Cabo Marléia de Passos, que até hoje são grandes amigas da escola. O programa veio primeiramente para atender a Escola Municipal Monsenhor Ernesto e estendeu-se a nós. Foi um privilégio para os alunos do 4º ano que tiveram a formação e para o 5º ano, que finalizou com uma linda cerimônia na noite de ontem”, ressaltou a diretora.
Projeto Cidadania
O Sicoob Nosso Crédito desenvolve o Projeto Cidadania em parceria com as escolas da área de sua atuação, e em Itaú de Minas a escola convidada foi a Escola Municipal Itaú de Minas, que ficou em 2º lugar na classificação final. O Projeto teve como tema “Cooperativismo de Crédito”, no qual foi desenvolvido em duas etapas com as turmas dos 4º e 5º anos sob a coordenação da Supervisora, Gleida Calixto de Oliveira.
Na primeira etapa, os professores abordaram os preceitos do Cooperativismo: cidadania, ética, cooperativismo e poupança. Em seguida, durante o encerramento do projeto, os alunos apresentaram duas peças de Teatro relacionadas ao tema, no dia 28 de outubro, estiveram presentes: os representantes da Agência de Itaú de Minas e o presidente do Conselho de Administração, Leonardo Lima Diogo. A Agência proporcionou um lanche aos alunos e funcionários do turno matutino, e ainda cofrinhos foram entregues para incentivar as pessoas a poupar. A premiação do Projeto Cidadania aconteceu na sede do Sicoob Nosso Crédito em São Sebastião do Paraíso, na quinta-feira (24/11), com a presença das escolas finalistas, que ganharam um notebook. Todas as crianças receberam medalhas nas categorias: bronze, prata e ouro, e o maior prêmio foi uma bicicleta destinada aos três primeiros lugares. A Escola Municipal Itaú de Minas ficou em 2º lugar com a frase “Cooperativismo é andar de mãos dadas em um bem comum” da aluna, Carolaine Rogéria Almeida do 5º ano 2, de 10 anos. A escola recebeu um notebook e a aluna foi contemplada com uma bicicleta. “Eu fiquei surpresa de ter ganho a bicicleta. Achei que minha frase tinha ficado boa, mas estava concorrendo com muitas outras escolas”, falou com entusiasmo sobre a sua participação. A supervisora, Gleida Calixto, ressaltou que a escola enxergou o Projeto Cidadania como um parceiro em seu Projeto Político Pedagógico. “A equipe que preparou o Projeto está de parabéns, visto a qualidade do conteúdo apresentado e após a execução do mesmo neste espaço escolar, fomos agraciados com uma bela recepção na sede da instituição. A equipe e os dirigentes do Sicoob Nosso Crédito recebem nosso carinho e apreço pelo brilhante fechamento de forma organizada, dinâmica e festiva com um delicioso coquetel”, disse a supervisora. Para a diretora, Sandra Farchi, o projeto vem de encontro com o trabalho já desenvolvido pela escola. “Esta foi a primeira vez que nós participamos do Projeto Cidadania e acredito que foi abordado um bom tema, uma vez que, ensina as crianças a lidar com o dinheiro e também a poupar”, destacou a diretora.
II FEIRA CULTURAL E SARAU
Como extensão do Projeto “Jornalismo na Escola” foi realizada a cobertura fotográfica da feira para apresentar aos alunos uma oficina de Práticas de Fotografia em eventos culturais, sociais e esportivos. Acompanhe a participação dos alunos da Tia Jusilene, Tia Maria Vitória, Tia Dani e Tia Carol na II Feira Cultural e Sarau com o tem “De volta aos anos 60” em teatro da construção de Brasília e apresentaçôes de dança.
Para participar das atividades, receber publicações no seu feed de notícias e ficar por dentro do que acontece na cidade e região acesse www.facebook.com/itaudeminasemanos e clique em CURTIR! Deixe nos comentários sua opinião desta matéria sobre as atividades e suas sugestões para as próximas matérias para o site!