DOÇURAS E TRAVESSURAS

O circo chegou !!!

No dia 27 de setembro foi a vez do Programa Mais educação mostrar as habilidade circenses dos alunos artistas da Escola Municipal Itaú de Minas: Heloísa, Vitor Teixeira, Vitor Emanuel, Stéfany Francisco, Miguel, Pedro Alcântara, Nicolas, Lívia, Nicoly, Bárbara França, Cassiano, Eloá, Otávio, João Pedro, Alexandria, João Vitor e os alunos da Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva: Elizeu, Bruna, Eduardo, Maria Gabriela, Melissa, Luiz Eduardo, Cassio, Tailani, Estefani, Ana Julia Santos, Vitor, Lucas Evangelista, Amanda, Lorrayne, Camilly, Joao Eduardo, Marllon, Milena Takasuka, Lucas, Ana Julia, Amanda Alves, Auany, Maria Fernanda, Ana Julia dos Santos a apresentação do espetáculo “Doçuras e Travessuras” para os pais e a comunidade. Marlene Rosa, coordenadora do Programa Mais Educação, comentou sobre a atuação do monitor: “Itaú de Minas tem o privilégio muito grande de ter como Monitor de Práticas Circenses Davi Ribeiro, uma figura já conhecida na cidade que muito honrou com a sua chegada no Programa Mais Educação, pois Davi é um profissional que tem a veia diferenciada, é um profissional que chegou e ocupou seu espaço, demarcou território e caiu nas graças das crianças e adolescentes, o que pode-se dizer que em tão pouco tempo é um dos profissionais mais queridos da Secretaria Municipal de Educação.” No facebook, Davi agradece a participação dos envolvidos com a seguinte mensagem:

docuras-e-travessuras-escola-municipal-itau-de-minas-engenheiro-jorge-oliva-tijella-amendoin-anfiteatro-praticas-circenses-itau-de-minas-e-manos-mg-circo-palhaco-1
Davi Ribeiro é o monitor de práticas circenses, idealizador do espetáculo que interpreta o Palhaço Tijella.

Gratidão, emoção, aprendizado e muita, mas muita Alegria resume os nossos 3 últimos dias. Dias memoráveis, debaixo de um grande e caloroso teatro, vivenciando e nos divertindo com um picadeiro circense. Obrigado meus “alunos artistas”, que deram um show a cada espetáculo, vocês arrasaram e emocionaram a cada um que nos prestigiou. Imensamente grato a Deus pela oportunidade de viver e sentir tudo isso, e a todas as pessoas que tornaram este sonho possível, o meu muito obrigado: Izabella NeriMarlene RosaJosy FrançaLua MeloNirlene PereiraCida BomfimCristina DominiquiniSandra FarchiMaria Flavia de OliveiraJonas Marques Som-luz e Jader Brandao. Viva a arte, a Cultura, ao programa Mais Educação… VIVA O CIRCO !!!

“O circo da forma que conhecemos hoje surgiu na antiguidade. Mas o grande espetáculo que temos como referência é o espetáculo das arenas da Roma Antiga. Sabe-se que naqueles espetáculos o público que lotava as arenas chegavam em torno de 150 mil pessoas. As grandes atrações eram os espetáculos com carruagens, gladiadores, mais tarde os engolidores de fogo e assim prolongou-se a história até a chegada da Idade Média. Nessa época onde o circo ganhou popularidade, a figura do palhaço surge nesse contexto, as apresentações nas praças e de frente as igrejas. O circo chegou ao Brasil em torno de 1830 nesse formato que conhecemos hoje, com toda essa alegria, diversidade de cores e de fundamentação dentro das artes que apresenta o potencial que o circo realmente tem. No início do século XX, o circo vai perdendo um pouco de seu glamour na medida em que o cinema e a televisão vai ganhando espaço nas residências, ocupando os espaços no entretenimento e as alegrias que as crianças passaram a ter.”

docuras-e-travessuras-escola-municipal-itau-de-minas-engenheiro-jorge-oliva-tijella-amendoin-anfiteatro-praticas-circenses-itau-de-minas-e-manos-mg-circo-palhaco-3
Doçuras e Travessuras – Secretária de Educação Maria Flávia de Oliveira ressaltou a importância das oficinas  com o monitor Davi Ribeiro e a coordenadora do Programa Mais Educação Marlene Rosa.

Além de  introduzir a história do circo, Marlene conclui: “As escolas itauenses já algum tempo tem o privilégio de oferecer as oficinas de Práticas Circenses no Mais Educação. Este circo dentro do espaço escolar tem um formato diferenciado: não tem picadeiro como de costume com uma lona por cima e não precisa da aquisição de ingressos. Mas ele tem uma fundamentação básica que é o desenvolvimento da coordenação motora, a linguagem corporal e outras habilidades. Isso possibilita e é um convite para as crianças a participarem e viajarem neste mundo mágico da literatura e pelas atividades circenses.” Na galeria de fotos muitas risadas com os palhaços Minduim, Tijella e os mágicos, malabaristas, equilibristas, trapezistas, acróbatas. Acompanhe:

O Circo do Mais Educação também reapresentou o espetáculo para todas as escolas da rede municipal: CEMEI Magdalena Rimolli, CEMEI Dona Nem, CEMEI Otávio Rodrigues, CEMEI Sônia Salete, Escola Municipal Monsenhor Ernesto, Escola Municipal Eng° Jorge Oliva, Escola Municipal Dr. Cristiano Machado, Escola Municipal Itaú de Minas e Escola Municipal Carmélia Dramis. Acompanhe este último registro do espetáculo com o palhaço Tijella:

docuras-e-travessuras-escola-municipal-itau-de-minas-engenheiro-jorge-oliva-tijella-amendoin-anfiteatro-praticas-circenses-itau-de-minas-e-manos-mg-circo-palhaco-4
Público – Para representar os pais e comunidade itauense  segue este registro espontâneo para mostrar a alegria e felicidade dos que prestigiaram o espetáculo.

Para participar das atividades, receber publicações no seu feed de notícias e ficar por dentro de tudo que acontece na cidade  acesse www.facebook.com/itaudeminasemanos e clique em CURTIR! Deixe nos comentários sua opinião desta matéria sobre o espetáculo e suas sugestões para as próximas matérias para o site!

docuras-e-travessurasA Cia Rabiska & Bilisca realiza espetáculos, oficinas e intervenções. Confira mais fotos e o video do espetáculo “Doçuras e Travessuras” na página JB Studio. Para receber informações e ficar por dentro das apresentações da companhia de artes acesse a página no Facebook. Clique aqui

 

Deixe um comentário